quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Penha Rock no Jornal Expressão


É possível existir rock independente?

O Penha Rock acredita que sim! Projeto incentiva e dá espaço para bandas iniciantes

Por Beatriz Simonelli | beatriz_fernandessimonelli@hotmail.com

"Um sorriso bobo, frio na barriga e aquela sensação de estar apaixonado... Amor à primeira vista!", foi assim que a musicista de rock acústico, Pikena Nah, se sentiu ao tocar pela primeira vez em um dos eventos do Penha Rock, projeto que busca dar maior visibilidade a gêneros musicais que não conseguem espaço nas grandes mídias.

O programa surgiu em 2012 com o intuito de criar uma plataforma diferente capaz de dar voz a novas bandas. E já são mais de 40 edições nas quais o rock independente é levado gratuitamente com cerca de 150 shows e média de 400 pessoas por evento, incluindo últimas edições da Virada Cultural.

De acordo com Adriano Pacianotto, idealizador do projeto, a ideia veio após anos de experiência e trabalho em espaços underground, ou seja, ambientes culturais que fogem dos padrões comerciais, dos modismos e que estão fora da mídia.

"Sempre estive envolvido no meio underground. Mas em ambientes alternativos é bem difícil atingir um público grande, e eu queria expandir o alcance e fazer algo no bairro em que moro, por isso veio a ideia de criar o Penha Rock. Consegui parceria com a antiga subprefeitura da Penha, que ajuda com o espaço e com um auxílio mínimo com os palcos e equipamentos", conta Adriano.

No entanto, a parceria com a prefeitura vem ficando bastante conturbada nos últimos meses, após uma mudança de gestão de cultura da sub prefeitura da penha. Segundo Adriano, é difícil alcançar objetivos com essa nova gestão, já que está complicado conseguir acesso aos espaços e a ajuda de custo. Porém, o idealizador do projeto afirma que até o final de abril e começo de maio os eventos começam a ser agendados novamente.

Uma das personalidades que conseguiu aumentar sua visibilidade com o projeto, foi Pikena Nah, que está no meio musical há dez anos e, em 2013, decidiu começar uma carreira solo. O primeiro lugar que abriu as portas para sua nova fase foi o Penha Rock. Pikena conta que o projeto a fez voltar a acreditar que seu sonho poderia se tornar realidade. Foi onde conheceu muitas pessoas e desde então realiza diversos shows devido aos contatos e visibilidade que conquistou em sua apresentação no projeto.

"A primeira vez que subi no palco do Penha Rock foi sensacional! Fiquei bem a vontade, porém bastante nervosa pelo porte do evento. A recepção do Pacianotto me fez sentir em casa", conta a musicista.

Para participar do projeto é preciso entrar em contato com o Adriano Pacianotto através do site do projeto. em seguida, as bandas e os músicos passam por uma triagem e são chamados conforme a disponibilidade dos eventos.

Para mais informações acesse o site do projeto: projetopenharock.wixsite.com/penharock



10:23